Prática Pedagógica II e Geografia Humana estabelecem diálogo na Licenciatura em Geografia
No período 2018.4 a disciplina Prática Pedagógica II ministrada pela Profa. Dra. Élida Pasini Tonetto entrou em parceria com a disciplina Geografia Humana, ministrada pelo Prof. Dr. Marcus Vinicius Mariano de Sousa, juntos eles trabalharam o mesmos conteúdos sobre os Conceitos Geográficos, desenvolvendo assim diversas atividades na turma de Geografia/Licenciatura 2018.
Essa parceria só veio a somar, tanto para os professores quanto para os alunos, pois os envolvidos construíram conhecimento no decorrer das disciplinas, proporcionando várias ações com caráter interdisciplinar com a Turma 2018/Licenciatura e monitores. As atividades ocorreram na sala de aula da turma, no Laboratório de Extensão e Pesquisa em Ensino de Geografia – Lepeg Unifesspa e nos espaços escolares de Marabá.
Uma das atividades propostas pelos dois professores foi realizada no dia 12 de novembro, no auditório do Campus I da Unifesspa, através de um evento denominado Café Geográfico, cujo o tema foi: Onde está a Geografia na BNCC? O evento teve como objetivo analisar criticamente como aparecem os conceitos Geográficos (paisagem, lugar, região e território) na BNCC do Ensino Fundamental.
A Turma 2018/Licenciatura juntamente com os monitores foram os protagonistas do Café Geográfico, ficando responsável pelas apresentações de suas análises dos conceitos estudados e da organização geral da atividade. Como o evento foi aberto a todos os alunos da Geografia e demais interessados houve a participação de professores de Geografia da Educação Básica de Marabá, do Prof. Me. Marcelo Gaudêncio Brito Pureza (Unifesspa - Marabá) e da Profa. Dra. Raphaela de Toledo Desidério (Unifesspa - Xinguara), ambos da área de Ensino de Geografia.
Outra atividade proposta pelos docentes foi o desenvolvimento e elaboração de um material didático, de acordo com o conceito Geográfico que cada grupo se aprofundou nos estudos no decorrer das disciplinas. Nessa proposta os professores tinham como objetivo fazer com que os discentes confeccionassem um material com abordagens sobre os conceitos geográficos estudados. O material deveria ainda dialogar com a realidade das escolas que foram visitadas no decorrer da Prática Pedagógica II. A apresentação do material didático ocorreu em sala de aula, nela cada grupo mostrou como ele foi elaborado e demonstrou como seria trabalhado o conceito a partir do material. As referidas apresentações foram debatidas e avaliadas pelos dois professores ministrantes das disciplinas já mencionadas.
A parceria entre as duas disciplinas proporcionou mais interação e participação por parte dos alunos, pois eles deixaram de ser apenas os meros ouvintes e passaram a ser mais ativos no processo, se envolvendo totalmente nas atividades propostas pelas disciplinas.
Jéssica Lopes
Monitora da disciplina Prática Pedagógica II.
Redes Sociais